🧨 As 10 maiores mentiras que te contaram sobre a História do Brasil | #agentesdahistoria

Ao longo dos anos, muitas versões da história do Brasil foram contadas de forma incompleta, romantizada ou até totalmente equivocada. Isso não é coincidência: a História oficial foi construída por grupos dominantes , com o objetivo de criar heróis, esconder conflitos e reforçar certas narrativas nacionais . Nesta matéria, vamos desmistificar 10 mentiras históricas muito comuns , que ainda aparecem em livros, provas escolares e discursos políticos.  Preparado para desconstruir alguns mitos? 1️⃣ Tiradentes era barbudo e parecia Jesus A famosa imagem de Tiradentes com barba longa, cabelos soltos e expressão serena é uma criação do século XIX , feita para transformá-lo em mártir da República. Na verdade, não existem retratos contemporâneos dele. Sua aparência real é desconhecida, mas sabe-se que, como militar, era obrigado a manter os cabelos curtos e sem barba. 2️⃣ A independência foi pacífica e heroica com Dom Pedro I gritando “Independência ou morte!” O famoso grito às marge...

Saiba o que é "Bullying"...


Muito se fala sobre o assunto. Muitos dizem ser vítimas, outros não se entendem como agressores. Mas afinal, o que é bullying? Como lidar com esse problema?

O bullying é um comportamento agressivo e repetitivo que tem como objetivo intimidar ou humilhar outros, geralmente em um ambiente onde há desigualdade de poder, como escolas ou locais de trabalho. Esse tipo de agressão pode ser verbal, física ou psicológica e, na era digital, ganhou novas formas com o cyberbullying.

As vítimas de bullying sofrem frequentemente com baixa autoestima, ansiedade e até depressão. Além disso, há casos em que os próprios agressores também passam por dificuldades emocionais e sociais. O comportamento pode se manifestar de diversas formas, incluindo insultos constantes, exclusão social, ameaças, propagação de barcos e até agressões físicas.

A melhor forma de combater o bullying é por meio da conscientização e da criação de ambientes seguros onde o respeito e a empatia sejam incentivados. Pais, professores e colegas têm um papel essencial para evitar que essas atitudes se perpetuem e garantir que as vítimas de bullying recebam o apoio necessário.



Para saber mais...

Verifique as fontes na página de referências bibliográficas.

Comentários