E o horário de verão... acabou?


O horário de verão foi cogitado pela primeira vez em 1784, por Benjamin Franklin, um dos homens mais influentes da história política e científica dos Estados Unidos. Partindo da observação de que, durante parte do ano, nos meses de verão, o sol nascia antes que a maioria das pessoas se levantasse, ele concluiu que, se os relógios fossem adiantados, a luz do dia poderia ser mais bem aproveitada.
A idéia, na época, não chegou a sair do papel. Em 1907, na Inglaterra, um construtor chamado William Willett, membro da Sociedade Astronômica Real, deu início a uma campanha que propunha alterar os relógios no verão para reduzir o que classificava de "desperdício de luz diurna". Willett morreu em 1915, um ano antes de a Alemanha adotar sua tese e se tornar o primeiro país no mundo a implantar o horário de verão.
Já no Brasil, a história do horário de verão teve início na década de 30, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas: sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Depois de 18 anos sem sua instituição, o horário de verão foi novamente adotado devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, por volta de 1985/86. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.

Quem adota o horário de verão


Hoje, aproximadamente 30 países utilizam o horário de verão em pelo menos parte de seu território. As datas de início e término estão sempre relacionadas a uma estação do ano.
Grande parte das porções continentais do planeta está no hemisfério norte. Ali, o inverno costuma ser rigoroso com o Sol se pondo bem cedo e levantando-se vagarosamente durante o dia. No verão ocorre o contrário. É comum se ter claridade por volta das 20 ou até 22 horas. É por isso que nesses lugares o horário de verão faz muita diferença.

Nos Estados Unidos, o período em que se adota o horário de verão é conhecido por DST (Daylight Saving Time). Seguem abaixo alguns exemplos de países que adotam o horário de verão e suas respectivas épocas:


- Países membros da União Europeia: último domingo de março ao último domingo de outubro;

- Estados Unidos, Canadá e México: abril a outubro;

- Rússia, Turquia e Cuba: março a outubro;

- Austrália, Nova Zelândia, Chile e Paraguai: outubro a março.

No Brasil, as regiões que adotam o horário de verão são: região Sul, região Sudeste e região Centro-Oeste. Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Atualização - O Horário de verão acabou no Brasil?

Sim, o horário de verão no Brasil foi cancelado em 2019 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e não voltará em 2024. O governo federal deve avaliar a possibilidade de retorno em 2025. 

Comentários

  1. Oi Rafa!

    No país já existe na câmara dos deputados projetos para por fim no horário de verão!

    A economia de energia no horário de verão caiu 8,15%, não desgosto do horário, acho que começa cedo demais.

    É uma estratégia de economia, mas acredito estar ultrapassada para os dias naturais, está na hora de mais investimentos em energia limpa!

    Gostei das modificações no blog, se quiser posso te ajudar em outras! Grata demais pelos parabéns, não desista do seu blog!!
    bjoo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

✨ Obrigado pelo seu comentário! ✨
Sua participação enriquece este espaço e ajuda a construir o aprendizado de forma coletiva. Fique à vontade para continuar trocando ideias por aqui! 🚀📚😊