O que foi o "Holocausto"?


O episódio, convencionalmente, é dividido em dois períodos: antes e depois de 1941. No primeiro período, várias medidas anti-semitas (contra os judeus) foram tomadas na Alemanha e mais tarde na Áustria. Na Alemanha, seguindo as Leis de Nurembergue (1935), os judeus perderam seus direitos de cidadania, de ocupar cargos públicos, de praticar determinadas profissões, de casar-se com alemães ou de fazer uso da educação pública. Suas propriedades e negócios foram registrados e diversas vezes confiscados.

Atos contínuos de violência foram perpetrados contra os judeus e a propaganda oficial encorajava os "verdadeiros" alemães a odiá-los e temê-los. Conforme o pretendido, o resultado foi uma emigração em massa, reduzindo pela metade a população judaica na Alemanha e Áustria.

A segunda fase, a da Segunda Guerra Mundial, teve início em 1941, quando a perseguição espalhou-se por toda a Europa ocupada pelos nazistas e envolveu trabalhos forçados, fuzilamento em massa e campos de concentração, que eram a base da "purificação da raça alemã" idealizada pelo ditador austríaco Adolf Hitler.

Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados. De uma população de 3 milhões de judeus na Polônia, menos de 500 mil restaram em 1945.



Antissemitismo

No final do século 19 e início do século 20 o antissemitismo foi fortemente evidente na França, Alemanha, Polônia, Rússia e outros países, e muitos judeus fugiram de perseguições, para o Reino Unido e para os Estados Unidos.

Após a Primeira Guerra Mundial, a propaganda nazista na Alemanha incentivou o anti-semitismo, alegando a responsabilidade dos judeus pela derrota alemã. Em 1933 a perseguição aos judeus era intensa em todo o país. A "solução final" concebida por Adolf Hitler deveria se materializar no holocausto, ou extermínio de toda a raça judaica.



Para saber mais...

Verifique as fontes na página de referências bibliográficas.

Comentários

  1. Oi. Estava pesquisando sobre o holocausto e achei o seu blog. Muito bom, meus parabéns! Gostaria de saber, o que você acha sobre Hitler? Salvei seu blog em meus 'favoritos' e concerteza voltarei aqui mais vezes. Ficarei grata se responder a minha pergunta.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Obrigado! Que bom que gostou do blog e que tenha incluido em seus favoritos. Por dizer que ficará "grata" posso entender que se trata de uma mulher... mas não é o suficiente, gosto de saber com quem estou conversando, se possivel identifique-se ou siga o blog através de cadastro, seja vc também uma "agente da História"! Minha opnião sobre Hitler em resumo, não é boa, estudo esse assunto porque faz parte de minha profissão, mas não me agrado em nada dele ou das ações dele, assim como de qualquer pessoa que defenda ou siga seus princípios.
    Seria muito interessante saber a sua opnião também sobre ele.

    Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

✨ Obrigado pelo seu comentário! ✨
Sua participação enriquece este espaço e ajuda a construir o aprendizado de forma coletiva. Fique à vontade para continuar trocando ideias por aqui! 🚀📚😊