🧨 As 10 maiores mentiras que te contaram sobre a História do Brasil | #agentesdahistoria

Ao longo dos anos, muitas versões da história do Brasil foram contadas de forma incompleta, romantizada ou até totalmente equivocada. Isso não é coincidência: a História oficial foi construída por grupos dominantes , com o objetivo de criar heróis, esconder conflitos e reforçar certas narrativas nacionais . Nesta matéria, vamos desmistificar 10 mentiras históricas muito comuns , que ainda aparecem em livros, provas escolares e discursos políticos.  Preparado para desconstruir alguns mitos? 1️⃣ Tiradentes era barbudo e parecia Jesus A famosa imagem de Tiradentes com barba longa, cabelos soltos e expressão serena é uma criação do século XIX , feita para transformá-lo em mártir da República. Na verdade, não existem retratos contemporâneos dele. Sua aparência real é desconhecida, mas sabe-se que, como militar, era obrigado a manter os cabelos curtos e sem barba. 2️⃣ A independência foi pacífica e heroica com Dom Pedro I gritando “Independência ou morte!” O famoso grito às marge...

Professor, como se apresentar para os alunos no primeiro dia de aula?

Olá professores! 

As férias acabaram e agora é preciso se preparar para receber os alunos.

Todos os anos o dilema é o mesmo: 

O que fazer para tornar esse começo/retorno especial? 

Se você ainda não decidiu o que fazer, segue uma sugestão muito tranquila, fácil e divertida de aplicar. Essa dinâmica serve especialmente para que você professor apresente-se para turmas novas.

  • Comece escrevendo algumas frases no quadro/lousa contendo informações diversas sobre você professor. (Exemplo: Seu nome, disciplina que vai trabalhar, idade, a quanto tempo leciona, hobbies, lugares que visitou, realizações profissionais e pessoais, etc.)
  • Dê informações interessantes. Quanto mais específicas e criativas melhor! 
  • A graça e "detalhe" vai estar em inserir informações "falsas". 
  • Depois peça para os alunos tentarem adivinhar quais informações são verdadeiras e falsas e explicarem seus palpites. 
  • A medida que os alunos forem contribuindo, aproveite para perguntar seus nomes e se eles se identificam com as informações apresentadas. Dessa forma, além de você se apresentar, vai conhecer um pouco sobre seus novos alunos.

Comigo sempre funciona e o resultado é diferente em cada turma!

Espero ter ajudado a decidir o que fazer. Lembre-se, você pode adaptar essa dinâmica, quem sabe, criando alguma premiação simbólica.

Um bom começo de ano a todos!!!

Comentários