Sexta-feira 13: História, mito e medo — de onde vem essa superstição?

A sexta-feira 13 é cercada de mistério. Associada ao azar, infortúnio e acontecimentos inexplicáveis, essa data é temida por muitos, evitada por outros e comemorada por quem desafia superstições. Mas afinal, por que a sexta-feira 13 se tornou um símbolo global de má sorte? Nesta matéria, vamos mergulhar nas origens históricas, religiosas e culturais dessa crença, revelando como mitos, eventos reais e produções da cultura pop construíram uma das datas mais supersticiosas do mundo ocidental. 📅 A simbologia do número 13 Em várias culturas antigas, o número 12 é visto como símbolo de ordem e perfeição: 12 signos do zodíaco, 12 meses do ano, 12 horas do dia e da noite, 12 apóstolos de Cristo. O número 13 surge como quebra desse equilíbrio , um elemento extra que desorganiza a “completude” do 12. Na numerologia ocidental, ele passou a ser considerado um número desafortunado, rebelde ou fora do padrão . Acredita-se que essa visão tenha sido reforçada por mitos e lendas a...

Professor, como se apresentar para os alunos no primeiro dia de aula?

Olá professores! 

As férias acabaram e agora é preciso se preparar para receber os alunos.

Todos os anos o dilema é o mesmo: 

O que fazer para tornar esse começo/retorno especial? 

Se você ainda não decidiu o que fazer, segue uma sugestão muito tranquila, fácil e divertida de aplicar. Essa dinâmica serve especialmente para que você professor apresente-se para turmas novas.

  • Comece escrevendo algumas frases no quadro/lousa contendo informações diversas sobre você professor. (Exemplo: Seu nome, disciplina que vai trabalhar, idade, a quanto tempo leciona, hobbies, lugares que visitou, realizações profissionais e pessoais, etc.)
  • Dê informações interessantes. Quanto mais específicas e criativas melhor! 
  • A graça e "detalhe" vai estar em inserir informações "falsas". 
  • Depois peça para os alunos tentarem adivinhar quais informações são verdadeiras e falsas e explicarem seus palpites. 
  • A medida que os alunos forem contribuindo, aproveite para perguntar seus nomes e se eles se identificam com as informações apresentadas. Dessa forma, além de você se apresentar, vai conhecer um pouco sobre seus novos alunos.

Comigo sempre funciona e o resultado é diferente em cada turma!

Espero ter ajudado a decidir o que fazer. Lembre-se, você pode adaptar essa dinâmica, quem sabe, criando alguma premiação simbólica.

Um bom começo de ano a todos!!!

Comentários