Quem foi "LEONARDO DA VINCI"???


O filho ilegítimo de um tabelião de 25 anos de idade, Piero Ser, e uma camponesa, Caterina, Leonardo nasceu em 15 de abril de 1452, em Vinci, na Itália, nos arredores de Florença. Seu pai assumiu a custódia do menino logo após seu nascimento, enquanto sua mãe se casou com outra pessoa e se mudou para uma cidade vizinha. Continuaram a ter filhos, embora não com o outro, e eles eventualmente lhe forneceu um total de 17 meias-irmãs e irmãos ..
Crescendo na casa de seu pai Vinci, Leonardo teve acesso a textos acadêmicos, propriedade da família e amigos. Ele também foi exposta a tradição Vinci de pintura de longa data, e quando ele tinha uns 15 seu pai o levou a se tornar aprendiz na oficina de renome de Andrea del Verrochio, em Florença. Mesmo na condição de aprendiz, Leonardo demonstrou seu talento colossal. Na verdade, sua genialidade parece ter se infiltrado em um número de peças produzidas na oficina de Verrocchio a partir do período 1470-1475. Por exemplo, um dos primeiros grandes quebras de Leonardo era pintar um anjo em Verrochio de "Batismo de Cristo", e Leonardo foi muito melhor do que seu mestre Verrochio. Leonardo ficou na oficina de Verrocchio até 1477, quando ele montou um ateliê para si mesmo.
Em busca de novos desafios ele entrou para o serviço do duque de Milão, em 1482, abandonando sua primeira comissão em Florença, "A Adoração dos Magos". Ele passou 17 anos em Milão, deixando apenas após a queda do duque Ludovico Sforza do poder em 1499. Foi durante esses anos que Leonardo bateu seu passo, alcançando novos patamares de realização científica e artística.
O duque manteve Leonardo ocupado com pintura, escultura e desenho, mas, também colocou Leonardo para trabalhar em projetar armas, edifícios e máquinas. A partir de 1485-1490, Leonardo produziu um estudos sobre as cargas de assuntos, incluindo a natureza, máquinas voadoras, geometria, mecânica, construção municipal, canais e arquitetura (desenho de tudo, desde as igrejas fortalezas). Seus estudos a partir deste período contêm desenhos de armas avançadas, incluindo um tanque de guerra e veículos de outros dispositivos de combate diversos, e submarinos. Também durante este período, Leonardo produziu sua primeira estudos anatômicos. Sua oficina Milan foi uma verdadeira colméia de atividade, zumbindo com aprendizes e estudantes.
Infelizmente, os interesses de Leonardo eram tão grandes, e ele foi muitas vezes obrigado por novos temas, que geralmente não conseguiu terminar o que começou. Esta falta de "pau-a-it-ness" resultou em sua conclusão apenas cerca de seis obras nestes 17 anos, incluindo "A Última Ceia" e "A Virgem dos Rochedos", e deixou dezenas de pinturas e projetos inacabados ou não realizados. Ele passou a maior parte de seu tempo a estudar a ciência, seja por sair para a natureza e observar as coisas ou bloqueando-se afastado em sua oficina de corte de organismos ou ponderando verdades universais.


Entre 1490 e 1495 ele desenvolveu o hábito de gravar seus estudos em cadernos meticulosamente ilustrado. Seu trabalho abrangeu quatro temas principais: a pintura, a arquitetura, os elementos da mecânica e anatomia humana. Estes estudos e esboços foram coletados em vários códices e manuscritos, que são agora avidamente recolhida por museus e particulares.
Voltando a Milan ... após a invasão pelos franceses e queda de Ludovico Sforza do poder em 1499, Leonardo foi deixado para procurar um novo patrono. Nos próximos 16 anos, Leonardo trabalhou e viajou por toda a Itália para um número de empregadores, incluindo o covarde Cesare Borgia. Ele viajou por um ano com o exército de Borgia como engenheiro militar e até encontrou Niccolo Machiavelli, autor de "O Príncipe". Leonardo projetou também uma ponte para cruzar o "chifre de ouro" em Constantinopla durante este período e recebeu uma comissão, com a ajuda de Maquiavel, para pintar a "Batalha de Anghiari".
Sobre 1503, Leonardo supostamente começou a trabalhar no "Mona Lisa". Em 09 julho de 1504, ele recebeu o aviso da morte de seu pai, Ser Piero. Leonardo foi privada de qualquer herança. A morte de um tio querido também resultou em uma briga sobre a herança, mas desta vez Leonardo bateu para fora seus irmãos e acabou com o uso da terra do tio e dinheiro.
De 1513 a 1516, trabalhou em Roma, a manutenção de uma oficina e realizar uma variedade de projetos para o Papa. Ele continuou seus estudos de anatomia e fisiologia humana, mas o Papa proibiu-o de dissecar cadáveres, o que realmente apertado seu estilo.
Após a morte de seu patrono Medici Giuliano de 'março de 1516, foi oferecido o título de Pintor Premier e Engenheiro e Arquiteto do Rei por Francisco I da França. Seu patrono última e talvez a mais generosa, Francisco I desde Leonardo com um emprego confortável, incluindo uma bolsa e mansão perto do palácio real de Amboise.
Apesar de sofrer de uma paralisia da mão direita, Leonardo ainda era capaz de desenhar e ensinar. Ele produziu estudos para a Virgem Maria de "Virgem e Menino com Santa Ana", os estudos sobre gatos, cavalos, dragões, St. George, estudos anatômicos, estudos sobre a natureza da água, desenhos do Dilúvio, e de várias máquinas .
Leonardo morreu no dia 02 de maio de 1519 em Cloux, França. Diz a lenda que o Rei Francisco estava ao seu lado quando ele morreu, embalando a cabeça de Leonardo em seus braços.






Para saber mais...

Verifique as fontes na página de referências bibliográficas e veja vídeos sobre o tema no canal do YouTube do Agentes da História.


Comentários

  1. Muito bom seu blog, sou professora também ,virei aqui para me informar mais, sobre história
    Visite-me e se gostar...sou do Rio de Janeiro.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Mais uma amiga de trabalho, seja bem vinda... fique a vontade pra visitar sempre que precisar. Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

✨ Obrigado pelo seu comentário! ✨
Sua participação enriquece este espaço e ajuda a construir o aprendizado de forma coletiva. Fique à vontade para continuar trocando ideias por aqui! 🚀📚😊