O dia 1º de abril não costuma ser levado muito a sério. Nesse dia muitas pessoas costumam enganar outros por brincadeira, dar sustos, pregar peças e coisas desse tipo. Estamos falando do dia da "mentira" em muitas culturas.
Esse dia é conhecido também como "Dia dos Bobos".
Mas por que 1º de abril?
Uma das explicações mais aceitas, diz que o costume surgiu na França por ocasião da mudança no calendário por volta do século XVI.
Até então, o "Ano-Novo" era comemorado dia 25 de março com festividades que duravam uma semana e terminavam no dia 1º de abril.
Mas, em 1564, o Rei Carlos IX adotou oficialmente o calendário gregoriano, passando o Ano-Novo para o dia 1º de janeiro. Acontece que muitos continuaram a seguir o calendário antigo, resistindo a vontade do rei.
Por esse motivo, nesse dia, eles passaram a sofrer com zombarias, piadinhas, mentirinhas e pegadinhas por parte dos que seguiram a mudança no calendário. Eram chamados de bobos.
Por não seguirem o calendário "verdadeiro"(o novo), era entendido que aquele era o dia da "mentira".
_____________________________
Interessante
Mais tarde Jesus Cristo explicou que o Diabo é o pai da mentira.
Verifique os textos na Bíblia: Gênesis capítulo 3 / João 8:44.
_____________________
Ainda falando em mentira ...
Na mitologia nórdica, Loki, é o deus da mentira, trapaça, da travessura e do fogo. Também está ligado à magia e pode assumir a forma que quiser.
É frequentemente considerado um símbolo da maldade, traiçoeiro, de pouca confiança.
Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intriga e mentiras complexas.
Alguns argumentam que seu lado demoníaco e destrutivo é originado de uma perspectiva cristã.
Loki |
Fonte:
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-mentira/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Loki
Bíblia Sagrada