14 fevereiro, 2022

O trabalho do historiador


Um historiador é um indivíduo que estuda e escreve sobre a história e é considerado uma autoridade neste campo.
Historiadores se preocupam com a narrativa contínua e metódica, e também com a narrativa que pode ser descontínua e subjetiva, bem como a pesquisa dos eventos passados relacionados ao ser humano, e o estudo dos eventos ocorridos ao longo do tempo e também no espaço.

03 fevereiro, 2022

A historia e os cães

Como cães e humanos se tornaram grandes amigos?

"Se você quer saber se um cachorro é seu, deixe-o ir... se ele voltar, é seu."— Ditado indígena



As origens do cão doméstico baseiam-se em suposições, por se tratar de ocorrências de milhares de anos, cujos crescentes estudos mudam em ambiente e datação dos fósseis. Uma das teorias aponta para um início anterior ao processo de domesticação, apresentando a separação de lobo e cão.

Enquanto especula-se que os cães sejam descendentes de uma outra variação canídea, as mais aceitáveis são a descendência direta do lobo cinzento ou dos cruzamentos entre lobos e chacais.

Segundo trabalhos de pesquisa, o surgimento das variações teria ocorrido por seleção artificial de filhotes de lobos-cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos pré-históricos, alimentando-se de restos de comida ou carcaças deixadas como resíduos pelos caçadores-coletores. Os seres humanos perceberam a existência de certos lobos que se aproximavam mais do que outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles alertavam para a presença de animais selvagens, como outros lobos ou grandes felinos. Mais sedentários devido ao desenvolvimento da agricultura, os seres humanos então deram um novo passo na relação com os caninos. Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para os acampamentos na tentativa de serem utilizados. Com o passar dos anos, os animais que, ao atingirem a fase adulta, mostravam-se ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes aos seres humanos, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda. Esse gradual processo, baseado em tentativas e erros, levou eventualmente à criação dos cães domésticos.

Por possuírem alta capacidade de adaptação, espalharam-se ao redor do mundo, levados durante as migrações humanas e aparecendo em antigas culturas romanas, egípcias, assírias, gaulesas e pré-colombianas, tendo então sua história contada ao lado da do homem.

A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem", já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão. Esta relação figura em filmes, livros e revistas, que citam, inclusive, diferentes relatos reais de diferentes épocas e em várias nações. Entre os cães mais famosos que viveram e marcaram sociedades estão Balto, Laika e Hachiko. Na mitologia, o Cérbero é dito um dos mais assustadores seres. No cinema, Lassie é um dos mais difundidos nomes e, na animação, Pluto, Snoopy e Scooby-Doo há décadas fazem parte da infância de várias gerações.

Representação de um cão no Egito Antigo


02 fevereiro, 2022

O que fazer no primeiro dia de aula?

 Olá professor! 

As férias acabaram e agora é preciso se preparar para receber os alunos.

Todos os anos o dilema é o mesmo: 

O que fazer para tornar esse começo/retorno especial? 

Se você ainda não decidiu o que fazer, segue uma sugestão muito tranquila, fácil e divertida de aplicar. Essa dinâmica serve especialmente para que você professor apresente-se para turmas novas.

  • Comece escrevendo algumas frases no quadro/lousa contendo informações diversas sobre você professor. (Exemplo: Seu nome, disciplina que vai trabalhar, idade, a quanto tempo leciona, hobbies, lugares que visitou, realizações profissionais e pessoais, etc.)
  • Dê informações interessantes. Quanto mais específicas e criativas melhor! 
  • A graça e "detalhe" vai estar em inserir informações "falsas". 
  • Depois peça para os alunos tentarem adivinhar quais informações são verdadeiras e falsas e explicarem seus palpites. 
  • A medida que os alunos forem contribuindo, aproveite para perguntar seus nomes e se eles se identificam com as informações apresentadas. Dessa forma, além de você se apresentar, vai conhecer um pouco sobre seus novos alunos.

Comigo sempre funciona e o resultado é diferente em cada turma!

Espero ter ajudado a decidir o que fazer. Lembre-se, você pode adaptar essa dinâmica, quem sabe, criando alguma premiação simbólica.

Um bom começo de ano a todos!!!