🧨 As 10 maiores mentiras que te contaram sobre a História do Brasil | #agentesdahistoria

Ao longo dos anos, muitas versões da história do Brasil foram contadas de forma incompleta, romantizada ou até totalmente equivocada. Isso não é coincidência: a História oficial foi construída por grupos dominantes , com o objetivo de criar heróis, esconder conflitos e reforçar certas narrativas nacionais . Nesta matéria, vamos desmistificar 10 mentiras históricas muito comuns , que ainda aparecem em livros, provas escolares e discursos políticos.  Preparado para desconstruir alguns mitos? 1️⃣ Tiradentes era barbudo e parecia Jesus A famosa imagem de Tiradentes com barba longa, cabelos soltos e expressão serena é uma criação do século XIX , feita para transformá-lo em mártir da República. Na verdade, não existem retratos contemporâneos dele. Sua aparência real é desconhecida, mas sabe-se que, como militar, era obrigado a manter os cabelos curtos e sem barba. 2️⃣ A independência foi pacífica e heroica com Dom Pedro I gritando “Independência ou morte!” O famoso grito às marge...

Conhece o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ)???

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) é um museu localizado na cidade de Joinville, no estado brasileiro de Santa Catarina.

O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) foi criado em 1969, a partir da compra da coleção de Guilherme Tiburtius, em 1963. Esta coleção constitui-se em relevante material de populações pré-coloniais cuja economia de subsistência se baseava, principalmente, na exploração de recursos de rios, lagos e mares. O objetivo do museu é promover a salvaguarda e o gerenciamento do patrimônio arqueológico, bem como a comunicação do conhecimento relacionado a ele.

Mas, o que é um sambaqui?

Os sambaquis são sítios arqueológicos em forma de montes, alguns com mais de 30 metros de altura, que contém, entre outros objetos conchas, esqueletos humanos, material lítico e ossos de animais, mas sua formação é principalmente de conchas. Por serem encontrados muitos esqueletos, supõe-se tratar-se de depósito (cemitério) dos mortos. Eram pescadores, coletores e caçadores que habitavam áreas litorâneas e sua principal alimentação eram os peixes.


Para saber mais...

Verifique as fontes na página de referências bibliográficas.

Comentários