O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) foi criado em 1969, a partir da compra da coleção de Guilherme Tiburtius, em 1963. Esta coleção constitui-se em relevante material de populações pré-coloniais cuja economia de subsistência se baseava, principalmente, na exploração de recursos de rios, lagos e mares. O objetivo do museu é promover a salvaguarda e o gerenciamento do patrimônio arqueológico, bem como a comunicação do conhecimento relacionado a ele.
Mas, o que é um sambaqui?
Os sambaquis são sítios arqueológicos em forma de montes, alguns com mais de 30 metros de altura, que contém, entre outros objetos conchas, esqueletos humanos, material lítico e ossos de animais, mas sua formação é principalmente de conchas. Por serem encontrados muitos esqueletos, supõe-se tratar-se de depósito (cemitério) dos mortos. Eram pescadores, coletores e caçadores que habitavam áreas litorâneas e sua principal alimentação eram os peixes.
Comentários
Postar um comentário
✨ Obrigado pelo seu comentário! ✨
Sua participação enriquece este espaço e ajuda a construir o aprendizado de forma coletiva. Fique à vontade para continuar trocando ideias por aqui! 🚀📚😊