A origem dos nativos americanos é duvidosa. Estudos mais recentes têm comprovado que o homem americano, o ameríndio, chegou ao continente americano há milhares de anos, vindo da Ásia.
Através de sucessivas migrações, durante muitos anos, seus ancestrais atravessaram o oceano Pacífico, ocupando suas ilhas, deslocando-se em pirogas, até o sul do continente americano, ou chegaram pelo seu extremo norte, atravessando o estreito de Bering. Estas afirmações baseiam-se em pesquisas realizadas por arqueólogos e antropólogos através de vestígios deixados pelos mais antigos antepassados indígenas, espalhados pelo território americano.
As formas próprias de vida dos povos e grupos indígenas e de produção de sua sobrevivência, adaptadas às condições naturais das áreas em que se estabeleceram, permitiram a formação, na América, de uma enorme diversidade cultural.
A grande maioria dos grupos indígenas era nômade, não praticava a agricultura, o que os levava a não se fixar em um mesmo local. Viviam em pequenos grupos, formados por caçadores, coletores e pescadores, com inúmeras técnicas próprias.
Desconheciam a escrita, o uso da roda, os cereais, o uso do ferro e a domesticação de animais de grande porte. Utilizavam a pedra para confeccionar suas armas e utensílios. Viviam em comunidades, sem divisão em classes sociais.
Dentre estes grupos, podemos destacar os Esquimós na América do Norte; os Botocudos e os Xavantes no Brasil; os Charruas no atual Uruguai. Outros grupos como os Tupis-Guaranis no Brasil, os Aruaques e os Caribes na América Central, praticavam a agricultura, sendo sedentários, vivendo em aldeias fixas em determinadas áreas do continente.
Suas atividades econômicas eram divididas entre os componentes do grupo de acordo com o sexo e a idade: aos homens cabiam as tarefas de preparação do solo, da caça e da pesca, da fabricação das armas; às mulheres, o cultivo e os trabalhos domésticos. A terra era de todos e todos partilhavam aquilo que produziam, sendo parte da produção destinada às cerimônias religiosas.
Veja mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos a sua participação!