🧨 As 10 maiores mentiras que te contaram sobre a História do Brasil | #agentesdahistoria

Ao longo dos anos, muitas versões da história do Brasil foram contadas de forma incompleta, romantizada ou até totalmente equivocada. Isso não é coincidência: a História oficial foi construída por grupos dominantes , com o objetivo de criar heróis, esconder conflitos e reforçar certas narrativas nacionais . Nesta matéria, vamos desmistificar 10 mentiras históricas muito comuns , que ainda aparecem em livros, provas escolares e discursos políticos.  Preparado para desconstruir alguns mitos? 1️⃣ Tiradentes era barbudo e parecia Jesus A famosa imagem de Tiradentes com barba longa, cabelos soltos e expressão serena é uma criação do século XIX , feita para transformá-lo em mártir da República. Na verdade, não existem retratos contemporâneos dele. Sua aparência real é desconhecida, mas sabe-se que, como militar, era obrigado a manter os cabelos curtos e sem barba. 2️⃣ A independência foi pacífica e heroica com Dom Pedro I gritando “Independência ou morte!” O famoso grito às marge...

Porquê o "Leão" é o símbolo do Imposto de Renda no Brasil? | #agentesdahistoria

Todo início de ano é a mesma coisa: todos com medo de serem pegos pelo Leão!
Mas não é de um leão literal que estamos falando, e sim da Declaração Anual do Imposto de Renda no Brasil.
Sem apavoramentos, vamos à aula de História!
Em 2022 o imposto de renda completou 100 anos de existência.

O IRPF ou IRPJ são impostos ou tributos exigidos por vários governos. Basicamente, cada pessoa física ou jurídica precisa prestar contas sobre sua riqueza produzida, seu progresso financeiro e então pagar uma porcentagem ao governo. Esta porcentagem obedece tabelas produzidas pelos organismos fiscalizadores de cada país.

O conceito de um imposto sobre a renda é uma inovação da Idade Moderna. No entanto, em outros momentos da história, conceitos semelhantes foram experimentados. Impostos sobre a riqueza, posição social e propriedade dos meios de produção eram muito comuns na antiguidade. Práticas como o dízimo ou uma oferta de primícias existiram desde os tempos antigos, e podem ser considerados como pontos de partida para a ideia moderna de impostos sobre rendas.

Um dos primeiros registros de um imposto sobre a renda moderno vem de 9 de janeiro de 1799, instituído na Inglaterra para financiar a defesa contra Napoleão. Após a vitória ele foi extinto, mas ressurgiu várias vezes anos depois.

Na década de 1910, o presidente americano Theodore Roosevelt tentou impor o imposto de renda progressivo para pessoas físicas nos Estados Unidos. Quando a Suprema Corte do país declarou o imposto inconstitucional, Roosevelt aplicou-o para corporações, tributando o lucro; posteriormente, com a décima-sexta emenda à Constituição norte-americana, sendo que então finalmente o imposto de renda progressivo sobre pessoas físicas passou a ser cobrado naquele país. O modelo adotado nos EUA tornou-se, então, base para a cobrança deste imposto ao redor do mundo.

No Brasil, a primeira tentativa de implantação de um imposto de renda ocorreu em 1843, mas o sistema econômico da época não produzia muitos contribuintes e o tamanho do país inviabilizava a implantação. Tentou-se novamente, entre 1864 e 1870, para financiar a Guerra do Paraguai, também sem sucesso.

O imposto atual foi instituído em 1922, após amplos debates, com a proposta de financiar a saúde, educação e o desenvolvimento urbano, com taxas variando entre 8 e 20%, com as maiores sendo pagas pelos de remuneração mais alta.

O Ministério da Fazenda era o responsável pelo processamento e pela fiscalização das declarações. Com o aumento da população contribuinte em 1964 criou-se o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com a missão de executar o processamento das declarações. Alguns anos depois, em 1968, criou-se a Secretaria da Receita Federal com a missão de fiscalização das declarações.

_____________

Você sabia?

“Ajustar as contas com o leão”
O leão foi escolhido como símbolo do imposto através de uma campanha publicitária da Receita Federal em 1979. De todas as propostas que surgiram, o leão foi escolhido devido suas características: 

- É considerado o "rei" dos animais e representa justiça.

- Também é leal e tranquilo, apesar de "não ser bobo", não ataca sem avisar.

O desejo do governo era passar o recado de que não seria tolerante com a sonegação.





"o leão é manso e justo para quem faz tudo direito. Palavra de leão" 

_______________

Esta é apenas uma rápida e breve explicação sobre o Imposto de Renda de Pessoa Física ou Jurídica


Para saber mais...

Verifique as fontes na página de referências bibliográficas.


Comentários

Postar um comentário

✨ Obrigado pelo seu comentário! ✨
Sua participação enriquece este espaço e ajuda a construir o aprendizado de forma coletiva. Fique à vontade para continuar trocando ideias por aqui! 🚀📚😊