Juri Simulado (julgamento de Hitler)

É com grande alegria que apresento a matéria elaborada pela equipe de reportagem formada no 9 ano B da EM Dr. Sadalla Amin Ghanem. Apliquei o projeto "Juri simulado" nos três 9 anos desta escola. Em todos eles o desenvolvimento e os resultado finais foram muito gratificantes. Segue então a publicação on line do Jornal História:

Depoimento de Adolf Hitler

Meu nome é Adolf Hitler, nasci no dia 20 de abril de 1889, minha nacionalidade é Braunau am Inn, Áustria-Hungria. Concursei a escola e assim me tornei cabo. Em 30 de janeiro de 1933 eu assumi o posto de Chanceler comecei a propagar ideias anti-semitas. Construí campos de concentração procurei acabar com qualquer tipo de manifestações judaicas. Também todos os deficientes físicos, mentais, presos políticos, portadores de doenças e as Testemunhas de Jeová. Em 1934 declarei-me Führer e associei a chancelaria com a presidência. Conquistei vários países e contra a Rússia meu exército foi destruído. FUI PERSEGUIDO!

______________________________


Aulas de História


No dia 17 de setembro, iniciamos o trabalho sobre o julgamento de Adolf Hitler. Um mês cedido aos alunos do 9º ano B. No período matutino as aulas de história realizam-se nas quartas e sextas feiras. Durante este tempo os alunos pesquisaram, fizeram entrevistas, reuniões entre equipes e com muito esforço conseguiram entender melhor a vida de Hitler. No dia 08 de outubro ocorreu o tão aguardado julgamento de Hitler. Nossa equipe de reportagem estava atenta a tudo - acusações, defesa, desentendimentos entre equipes. Cobrimos todos os acontecimentos.


Advogados de Defesa e Acusação.

Bem, os advogados de defesa lutaram muito para conseguir ganhar o julgamento. Mesmo com suas testemunhas eles não conseguiram inocentar seu cliente Adolf Hitler. Antes do término do julgamento, nossa reportagem fez uma pesquisa com os sete advogados e apesar de tudo, não tinham perdido as esperanças.

O objetivo deles era argumentar da melhor maneira para defender seu cliente e convencer os jurados. Algo nada fácil, pois o conceito geral é de que Hitler é culpado.

No fim – decepção – pois, mesmo com todo o esforço, os cinco jurados tomaram a decisão de que Hitler era culpado. A defesa perdeu de 5 x 0 para a acusação.

Isto se deu porque os advogados de acusação também lutaram muito para conseguir ganhar o julgamento. Com suas testemunhas e um ótimo debate, eles conseguiram atingir o objetivo. Em entrevista ao nosso jornal, os advogados de acusação disseram que “iam fazer de tudo para que Hitler fosse acusado”.


Resultado Final

Depois de todo o processo, argumentos das equipes, debates, desentendimentos, os jurados se reuniram e todos unidos tomaram uma só decisão:

Hitler foi condenado a prestar 10 anos de serviço comunitário em hospitais infantis e tratamento clínico por tempo indeterminado.

E os votos ficaram:

INOCENTE: 0

CULPADO: 5





JUIZA:

Bruna Heloise Gonçalves

HITLER:

Everton Henrique

JURADOS:

Willian Bastos

Fernanda Fernandes

Jéssica Silvano

Suellen Cristina

Anderson Gerônimo

EQUIPE DE DEFESA:

Adrielly Barbara Cavalheiro

Bruna Luciano da Silva

Beatris C.S. Oliveira

Geison Weslley

Nathele dos Passos da Silva

EQUIPE DE ACUSAÇÃO:

Juliana Muria Vargas

Iolanda Gonçalves

Rose Elaine Francener

Rosangela Priscila da Silva

TESTEMUNHAS:

Andressa Mares de Oliveira

Tainá Espindula

Gabriel Cardoso
ESCRIVÃ:

Mileni Fernandes Dias do Rosário

REPORTERES:

Thais Tomazelli May

Ana Paula Sebold

Lucas Nazareno

Cleber dos Santos

Djenifer Larissa Duarte

CONVIDADOS:

Clarice (servente)

Aura Lana Do Reis (diretora)

Marineide (supervisora)

PROFESSOR:

Rafael Vicente



Joinville, 18 de outubro de 2010.


Parabéns a todas as equipes!! Com grande carinho - Rafa

Comentários