Anualmente, no dia 8 de março o mundo celebra o "Dia Internacional das Mulheres".
A ideia de criar o Dia das mulheres surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. As celebrações do Dia Internacional das Mulheres ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país.
Somente em 1975, o dia 8 de março foi instituído como Dia Internacional das Mulheres, pelas Nações Unidas. Atualmente, a data é comemorada em mais de 100 países — como um dia de protesto por direitos ou de celebração do feminino, comparável ao Dia das Mães. Em outros países, a data é amplamente ignorada.
Origem - a versão mais divulgada associa a data a uma tragédia
A fábrica da Triangle Shirtwaist, durante o incêndio |
A fábrica empregava 600 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, com idade entre 13 e 23 anos. Uma das consequências da tragédia foi o fortalecimento do Sindicato Internacional de Trabalhadores na Confecção de Roupas de Senhoras, conhecido pela sigla inglesa ILGWU.
A acadêmica Eva Blay considera "muito provável que o sacrifício das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo da luta das mulheres", mas ressalta que "o processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias desde algum tempo antes.
Destaques
- A primeira celebração deu-se a 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, no final de março.
- Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhagen, Dinamarca, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada a proposta, apresentada pela socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um Dia Internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada.
Copenhague, 1910.
VIII Congresso da Internacional Socialista:
na frente, Alexandra Kollontai e Clara Zetkin. - Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) houveram ainda mais protestos em todo o mundo.
- No início de 1917, na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.
- Em 1945, quando iniciou a Segunda Guerra Mundial registrava-se que poucos países onde as mulheres tinham seus direitos civis e cidadania respeitada e plena. Nessa ocasião mulheres de diferentes países foram conclamadas a contribuir com esforço de guerra.
- Após 1945, nos países do chamado bloco soviético, a data continuou a ser um feriado comemorado. Na antiga URSS, durante a era Stalin, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda do PCUS. Também era amplamente celebrado nos países do bloco, na Europa Ocidental.
- Em 2008, a ONU lançou a campanha “As Mulheres Fazem a Notícia”, destinada a estimular a igualdade de gênero na comunicação social mundial.
Cartaz que incentivava trabalho das mulheres nas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. We Can Do It! (em português: Somos capazes!) |
Qual é a sua opinião sobre esse assunto?
É um assunto muito importante, que deve ser mais valorizado por todos.
ResponderExcluirAs mulheres fazem parte da população, tem seus direitos e deveres e devem ser mais valorizadas, respeitadas e etc. Um assunto que poderia ser mais falado. A mulher pode ser quem ela quiser, ter o trabalho que quiser, igualdade e respeito!
Maikon Rodrigues 13/03/2022
ResponderExcluirO dias das mulheres todos tem que valorizar mais esse dia eles faz parte da sociedade.