05 março, 2012

Histórico da Cruz


A palavra 'Cruz' vem do latim 'Crux' e é entendida por muitos como instrumento de tortura no qual Jesus foi morto.

 É o símbolo mais comum do cristianismo, embora a cruz (com duas vigas), nunca tenha sido relatada no Novo Testamento.
  
A palavra grega traduzida é stau-rós, que no grego clássico significa apenas uma estaca reta
Foi cerca de 300 anos depois da morte de Cristo que alguns professos cristãos promoveram a ideia de que ele morreu numa cruz de duas vigas. Mas essa ideia se baseava na tradição e no uso errado da palavra grega stau·ros. É digno de nota que alguns desenhos antigos, que retratam execuções romanas, mostrem um único poste de madeira ou uma árvore.
O escritor e arqueólogo católico-romano Adolphe-Napoleon Didron disse: 

“A cruz tem sido adorada de forma similar, se não igual, à forma como se adora a Cristo; esse santo lenho é adorado quase da mesma maneira em que se adora o próprio Deus.”

Um Imperador romano preparava-se para a batalha e achou que precisava da ajuda dos deuses. Segundo tal estória, ele viu uma luz brilhante no céu, em forma duma cruz, e, junto com ela, as seguintes palavras: “Com este vencerás.” Adotando este sinal como estandarte para seu exército, passou a obter uma série de vitórias cruciais que o levaram a se tornar o único governante do Império Romano, em 324 EC. O herói desta estória famosa foi Constantino Magno. Desde aquele tempo, a Igreja Romana tornou-se a religião oficial do império e cresceu rápido em prestígio, popularidade e poder. Ao mesmo tempo, a cruz tornou-se o símbolo oficial da igreja — gradualmente veio a adornar prédios religiosos, foi erguida no alto de colinas e de montes, em cruzamentos e em praças públicas. Veio a ser pendurada nas paredes das casas e portada nos pescoços de milhões de pessoas.
Na realidade, há muitos tipos diferentes de cruzes. Observe:



É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos (e distantes) como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.

2 comentários:

  1. Está aí um texto único e com uma riqueza de detalhes que só a História é capaz de produzir. Confesso que aprendi muito sobre esse significado da cruz. Meus parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Que bom professor! De fato a história tem muito a nos ensinar. Todos temos a responsabilidade de pesquisar e obter informações para dar base a nossas crenças e convicções. Muito obrigado pela participação.

    ResponderExcluir

Agradecemos a sua participação!